04/11/19 - A presença do antigo, com Rhuan Gomes (PUC-RJ)

 

Os membros do Ateliê de Estudos de Retórica e outros estudantes de graduação receberam, em 04 de novembro, o professor Rhuan Gomes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em fase final de redação de sua tese de doutoramento, Rhuan tem investigado a obra de Edgar Wind, um dos expoentes do célebre círculo intelectual vinculado a Aby Warburg. Ambos foram detalhadamente discutidos na ocasião a partir de um problema de particular interesse de nossa oficina: como pensar as formas de transmissão do antigo nos discursos da primeira época moderna? 

 

Rhuan 1

 

Rhuan 2

 

26/09/19 - Debate das pesquisas em andamento do Ateliê de Estudos de Retórica, com Andrea Daher (UFRJ)

 

Na manhã de 26 de setembro de 2019, o Ateliê de Estudos de Retórica recebeu Andrea Daher para uma discussão dos trabalhos em andamento. Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Daher especializou-se na história das práticas letradas com pesquisas sobre a oralidade e a escrita partir de resíduos coloniais franceses e portugueses da primeira época moderna. Na ocasião, foram debatidos os trabalhos de Janaína Santana, Júlia Moura, Luiz Felipe Martos e Lucas Pietra. 

 

Daher

 

09/07/19 - Debate das pesquisas em andamento do Ateliê de Estudos de Retórica, com Roger Chartier (University of Pennsylvania/Collège de France)

 

Entre os dias 08 e 09 de julho de 2019 o Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História sediaram o Colóquio Autoria e Autoridade entre Antigos e Modernos, organizado por Camila Condilo e Luiz César de Sá. Na ocasião, o convidado principal, Roger Chartier, gentilmente prontificou-se a discutir os projetos de pesquisa em andamento deste Ateliê. A reunião ocorreu nas dependências do PPGHIS, quando foram examinados os trabalhos de Janaína Santana, Júlia Moura e Lucas Pietra. 

 

Chartier 3

 

 

Chartier 2

 

11/06/19 - Gênero e Materialidade em Canards do Século XVI, com Rafael Viegas (UFF)

 

No dia 11/06/19, o Ateliê de Estudos de Retórica contou com a visita do professor Rafael Viegas, da Universidade Federal Fluminense, para atividade vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da UnB. Autor de uma tese de doutorado voltada para o estudo dos Ensaios de Montaigne, também desenvolveu, no âmbito de um pós-doutorado (FAPESP/UNICAMP) supervisionado por Alcir Pécora, investigação sobre os canards de fait divers quinhentistas.   

 

Viegas 2